Essa é uma pergunta bastante comum entre nossas clientes e amigas que não vivem sem acessórios. Quem sofre com as alergias de pele (ou tem a pele muito sensível) não pode se dar ao luxo de usar qualquer brinco, colar ou pulseira. Então, o que fazer?
Bijuterias e peças feitas com materiais não-nobres podem causar desde pequenas irritações e coceitas até uma infecção mais séria. O níquel, usado em grande quantidade em bijus, muitas vezes é o grande vilão da história e pode alavancar a chamada dermatite de contato (conhecida também por eczema de contato ou dermatite alérgica).
Alergia a brincos
A dica da vovó de passar base ou esmalte na base do brinco pode até funcionar a princípio, mas o desgaste vai fazer com que o metal entre em contato com sua pele mais cedo ou mais tarde. Então é bom usar este artifício em uma ocasião de urgência, como uma festa, por exemplo.
O ideal mesmo é ficar longe de brincos que contenham níquel e optar por peças de prata pura ou ouro. Se a grana estiver curta, uma boa opção são os brincos de aço cirúrgico. As tarrachinas também têm de ser do mesmo material, ok?
Se a sua orelha já estiver inflamada, coçando ou até com uma feridinha, JAMAIS coloque bijuterias. O quadro pode piorar e há casos de orelhas que rasgaram por causa disso. Vá ao dermatologista e trate o problema.
Alergia a colares
A mesma dica de evitar níquel e bijuterias também vale para gargantilhas e colares. No entanto, o suor e o uso de cosméticos (cremes e perfumes) pode desencadear uma reação alérgica no colo, nuca e pescoço.
A dica aqui é sempre passar o perfume ou creme bem antes de colocar seu acessório e esperar secar. Isso evita reações químicas e também preserva a qualidade da sua peça, que pode escurecer por causa do contato com esses produtos.
Alergia a anéis
Se você sente coceira na mão, é bom ficar de olho. A causa pode não ser somente o anel, mas sim produtos de limpeza ou químicos, e quem sabe, até o esmalte que está usando.
Se realmente a alergia for do anel, verifique a qualidade do mesmo e evite usar cremes de mão ou outros cosméticos enquanto está com ele no dedo.
Como já dissemos aqui, todas as peças da Máría Guapa são livres de níquel e possuem pesagem extra de ouro e prata. Então, fique tranquila!
Faça um exame alergênico
Entre os testes alergênicos, o mais comum é o chamado “teste do adesivo”. É um procedimento que consiste em colar na pele um adesivo comsubstâncias que costumam desencadear alergias. Após um período de 24 a 48 horas, o médico observa os pontos em que a pele manifestou uma reação alérgica e identifica a substância responsável pelo processo.
Essa opção é excelente para você tirar todas as suas dúvidas e usar seus acessorios e produtos com toda a segurança.
Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar um recadinho pra gente! :)