segunda-feira, 27 de junho de 2011

Joias para bebês e crianças


Escolher uma joia ou semi-joia para dar de presente a uma criança não é tarefa fácil. As diferenças são grandes, quando comparadas às peças voltadas ao público adulto. As joias e semi-joias para crianças são pequenas, mais delicadas e bem discretas, e na maioria das vezes são presentes com muito significado oferecidos por pessoas muito próximas.

Como a pele da criança é muito mais sensível e fina do que a do adulto, é muito comum que elas tenham mais alergia por contato do que nós. A dermatite atópica, também conhecida como brotoeja é a condição de pele mais comum em crianças com menos de 11 anos. O percentual de crianças com esse diagnóstico aumentou de 3% nos anos 60 para 10% nos anos 90. O Instituto Nacional de Saúde dos EUA atualmente estima que 20% dos bebês e crianças exibem sintomas de dermatite atópica, o que nos faz dobrar a atenção na hora de escolher cremes, loções, fraldas, tecidos e até joias para os pequenos.

Escolhendo a peça certa
Como é bastante comum encontrarmos pessoas alérgicas a substâncias como níquel e outros metais usados para dar liga em bijuterias, imagine só como as crianças podem sofrer se a pele delas for colocada em contato com metais menos nobres como este. Por isso recomenda-se sempre que os pais coloquem nos bebês brinquinhos de ouro puro (24k) quando a orelhinha for furada logo após o nascimento, deixando as peças em prata ou banhadas com prata ou ouro para quando estiverem um pouco mais crescidas.

É importante também comprar peças confeccionadas exclusivamente para crianças que tenham boas referências no mercado. As peças infantis devem ter metais puros e tarrachinhas especiais para não machucar.

Como detectar alergia
Pode ocorrer também de a criança apresentar reações alérgicas também com o ouro. Neste caso é importante prestar atenção também no corpo todo do bebê, não só na orelhinha.

As alergias às jóias e às bijuterias, como qualquer outra alergia de contato, podem se manifestar de duas formas principais. Uma delas é uma lesão vermelha e descamativa, que coça muito e às vezes fere devido ao ato de fricção, e que fica no local do contato da pele com o agente agressor, no caso, a jóia (ou semi-joia). O outro tipo de manifestação ocorre distante do local de contato com o agente agressor, por isso a recomendação de observar manchas vermelhas. Assim, um anel ou uma pulseira podem determinar coceira e vermelhidão nas costas ou na perna, por exemplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Queremos saber a sua opinião!