terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tenho alergia a brincos, colares ou aneis. O que fazer?

Essa é uma pergunta bastante comum entre nossas clientes e amigas que não vivem sem acessórios. Quem sofre com as alergias de pele (ou tem a pele muito sensível) não pode se dar ao luxo de usar qualquer brinco, colar ou pulseira. Então, o que fazer?

alergia3

Bijuterias e peças feitas com materiais não-nobres podem causar desde pequenas irritações e coceitas até uma infecção mais séria. O níquel, usado em grande quantidade em bijus,  muitas vezes é o grande vilão da história e pode alavancar a chamada dermatite de contato (conhecida também por eczema de contato ou dermatite alérgica).

Alergia a brincos

alergia2A dica da vovó de passar base ou esmalte na base do brinco pode até funcionar a princípio, mas o desgaste vai fazer com que o metal entre em contato com sua pele mais cedo ou mais tarde. Então é bom usar este artifício em uma ocasião de urgência, como uma festa, por exemplo.

O ideal mesmo é ficar longe de brincos que contenham níquel e optar por peças de prata pura ou ouro. Se a grana estiver curta, uma boa opção são os brincos de aço cirúrgico. As tarrachinas também têm de ser do mesmo material, ok?

Se a sua orelha já estiver inflamada, coçando ou até com uma feridinha, JAMAIS coloque bijuterias. O quadro pode piorar e há casos de orelhas que rasgaram por causa disso. Vá ao dermatologista e trate o problema.

Alergia a colares

A mesma dica de evitar níquel e bijuterias também vale para gargantilhas e colares. No entanto, o suor e o uso de cosméticos (cremes e perfumes) pode desencadear uma reação alérgica no colo, nuca e pescoço.

A dica aqui é sempre passar o perfume ou creme bem antes de colocar seu acessório e esperar secar. Isso evita reações químicas e também preserva a qualidade da sua peça, que pode escurecer por causa do contato com esses produtos.

Alergia a anéis

alergiaSe você sente coceira na mão, é bom ficar de olho. A causa pode não ser somente o anel, mas sim produtos de limpeza ou químicos, e quem sabe, até o esmalte que está usando.

Se realmente a alergia for do anel, verifique a qualidade do mesmo e evite usar cremes de mão ou outros cosméticos enquanto está com ele no dedo.

Como já dissemos aqui, todas as peças da Máría Guapa são livres de níquel e possuem pesagem extra de ouro e prata. Então, fique tranquila!

Faça um exame alergênico

Entre os testes alergênicos, o mais comum é o chamado “teste do adesivo”. É um procedimento que consiste em colar na pele um adesivo comsubstâncias que costumam desencadear alergias. Após um período de 24 a 48 horas, o médico observa os pontos em que a pele manifestou uma reação alérgica e identifica a substância responsável pelo processo.

Essa opção é excelente para você tirar todas as suas dúvidas e usar seus acessorios e produtos com toda a segurança.

Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar um recadinho pra gente! :)

4 comentários:

  1. eu queria saber uma coisa eu tenho alegia a produtis de impeza voçes podem me fala qual e o remedio que tenho q compra para passa na minha alegia

    ResponderExcluir
  2. daniele, smplesmente não usa, as mulheres são lindas com ou sem acessórios,

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. oie eu tenho esse poblema nas mãos eu gosaria de saber se passa a outras pessoas?vanessa

    ResponderExcluir

Comente! Queremos saber a sua opinião!