Novembro anuncia que o ano já está no fim e também ao fim pode chegar a sua paciência e sua energia com a movimentação que dezembro traz à vida de todo mundo. É ou não é?
Festas, viagens, férias, visitas de parentes e amigos, gastos, presentes, estacionamentos lotados, ufa… não há bom humor que resista a essa épóca estressante, mas também muito especial. Então, a primeira coisa a se fazer é respirar fundo. A segunda coisa é organizar tudo.
Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a ter um final de ano mais tranquilo e assim, você vai pode aproveitar ao máximo a passagem do ano e as festas de Natal. Sem dor de cabeça.
- Se você tem um 13° salário, ótimo. Entretanto, lembre-se de que, se você usar o cartão de crédito para cobrir os gastos com presentes e viagens, eles irão cair na sua fatura em janeiro. E em janeiro tem IPVA, licenciamento, seguro, IPTU e mais um monte de contas. Tente comprar os presentes à vista, pelo menos, apra evitar um rombo no começo de 2013.
- Faça uma lista de presentes, em vez de sair por aí sem planos. Se a lista for grande, não se envergonhe em dar presentes mais caros a quem é mais próximo ou faz a diferença na sua vida.
- Cuidado com as “lembrancinhas”. Se forem muitas, podem pesar bastante no seu orçamento. Reveja sua lista.
- Tire um dia para para pesquisar os preços na internet. Nesta época existem muitas promoções que valem muito a pena.
- Faça as contas: veja o dinheiro que você tem disponível e separe as porcentagens que pretende gastar com cada coisa: presentes, viagens, emergências, roupas. Assim conseguimos visualizar melhor os gastos e planejar melhor a distribuição do nosso dinheiro.
- Se seu filho anda pedindo muitos presentes, sente-se com ele e force-o a escolher apenas uma ou duas coisas. Conversem sobre a importância de cada coisa, façam uma listinha, negociem juntos.
- Não deixe para arrumar as coisas na última hora. Trace um perfil do lugar para onde vai: faz frio? calor? É úmido? vou dividir o quarto com outras pessoas? Tem mar? O que eu preciso comprar?
- Faça uma lista do que você precisa e separe um dia para comprar tudo o que falta.
- Mande um email para seus amigos, familiares, clientes ou colegas de trabalho, avisando quando vai e quando retorna. Deixe um telefone para emergências.
- Veja se é realmente necessário levar vários tipos de cremes e shampoos. Menos coisas na mala significa mais conforto na hora de carregá-la.
- Procure levar roupas que combinem entre si. Camisetas básicas e peças em cores neutras são infalíveis e você pode usá-las alternadamente.
- Roupas que precisem ser passadas só vão te deixar mais estressada. Evite-as ou então tenha certeza de que haverá como passar.
- Fazer uma lista antecipada de convidados é essencial para você determinar todo o planejamento da festa.
- Se não quiser arrumar a bagunça, já é melhor ir atrás de uma faxineira que tope encarar o dia 26 de dezembro ou o pós Reveillon com bastante trabalho.
- Deixe a postos os colchões ou dormitórios, caso algum parente venha para ficar à noite.
- Se tiver muitas crianças, evite cristais, objetos decorativos ou caros em locais baixos na hora das festas. Quanto maior espaço de circulação, menor seu risco de ter prejuízo.
- Veja se é preciso comprar mais pratos, talheres, copos, etc.
- Você não precisa fazer tudo num dia só. Planeje mais ou menos assim: dia tal, comprar tal coisa. Dia tal, ligar e confirmar convidados. Dia tal, pesquisar decorações na internet. E assim por diante.
O mais importante de tudo é simples: apenas lembre qual é o verdadeiro significado do Natal e da passagem de ano nas nossas vidas. Certamente não tem nada a ver com dor de cabeça, estresse e tempo perdido.
E se você quiser planejar as suas produções de fim de ano, agende um horário aqui na María Guapa e venha conhecer nossos mostruários que preparamos especialmente para o Natal e Ano Novo. Ah! E você também já garante os presentes pra mãe, amiga, tia, prima, chefe…