quarta-feira, 6 de julho de 2011

Entrevistando: Fabíola Medeiros



Era pra ser uma entrevista rápida, mas a conversa rendeu tanto que se transformou num bate-papo entre comadres e só faltou o cafezinho com bolo de fubá! :)

Foi com muito prazer que conversamos com a fotógrafa Fabíola Medeiros - que desenvolveu as fotos da nossa Linha Festa que postamos aqui em maio. Muito além de parceira, ela virou uma amiga muitíssimo querida e nessa entrevista Fabíola falou sobre o início da carreira (que não é fácil pra ninguém), sobre olhar fotográfico e ainda contou como foi fotografar cada uma das blogueiras aqui de Ribeirão. Uma aula de bom humor e profissionalismo.

E se prepara porque o assunto rendeu!

1. Quando e como vc começou a fotografar?
A fotografia começou como HOBBY, na época do filme. Era tudo muito caro. Não que hoje não seja, mas esquipamentos e cursos ficaram mais acessíveis. Estou atuando profissionalmente desde 2004, quando me mudei para Ribeirão Preto. É uma longa história que inclui a troca do emprego em uma multinacional para me dedicar à fotografia. Uma hora a gente conversa demoradamente sobre opções, renúncias e hora da virada hahahaha, uma coisa assim meio auto-ajuda rsrsrs vou escrever um livro rsrsrsr

2. Quais foram as principais mudanças e evoluções que você pôde perceber no seu estilo, na sua identidade visual?
Meninaaaa vc tocou no assunto que é "o grande X da questão". Boa parte dos fotógrafos profissionais ainda não encontrou sua identidade visual. Uma pessoa pode passar pela foto deles sem se tocar que é a foto de fulano de tal.
A grande satisfação da minha vida é ouvir coisas do tipo: "certeza que esta foto é da Fabiola" ou " nossa, isso parece um Fabíola Medeiros".
Reconheço que é muito complicado para os iniciantes bombardeados de imagens e "referências" conseguirem se livrar destes conceitos "é assim que se faz". Afffff. Principalmente por causa da popularização de equipamentos fotográficos. É engraçado como o fato de comprar um bisturi não torna uma pessoa apta a exercer a medicina. Já qualquer pessoa que coloca uma câmera pendurada no pescoço já se auto entitula fotógrafo. Rsrsr. Conheço vários, aliás, este tema é o carro chefe das minhas palestras. Ou o fotógrafo desenvolve sua própria linguagem ou estará fadado a ser mais um e a estar sujeito às regras deste mercado prostituído.

3. O que você mais curte fotografar?
O universo fotográfico é praticamente sem limites! Mas para mim, não há a menor graça em uma foto sem pessoas! De corpo inteiro, meio corpo, fragmentos (recortes) ou mesmo como "figuração" para uma paisagem. Tipo assim ou assim. Dificilmente vc vai ver fotos minhas assim:  embora seja lindo, não há identidade nenhuma nisso.
4. Vc fez uma exposição sobre o Marrocos no ano passado. Tem alguma nova viagem agendada que pode render uma nova exposição?
Sempre! Sou cidadã do mundo! A previsão é Vietnã e Camboja. Mas é importante ressaltar que com um pouquinho de sensibilidade a viagem Ribeirão-Jurucê rende lindas imagens!
5. Qual o cuidado que o fotógrafo deve ter ao fotografar produtos? 
Existem dois tipos de fotografia de produtos:
1- Aquela conhecida como "STILL" que é feita sem um modelo.
2- E a que se utiliza de modelos, chamada "editorial" (costuma ter um enredo).
Na minha opinião se existe algo absurdamente difícil de ser feito é o tal do still. Imprimir "personalidade" a um objeto inanimado é, a meu ver, praticamente um milagre. A foto de um brinco, por exemplo, feita de qualquer jeito é tão interessante quanto ler o manual de instruções de uma furadeira. Quem sabe realmente fazer still consegue despertar no observador o desejo incontrolável de tomar aquele refrigerante medonho que tem gosto de Gelol e cor de Césio 137.
Para dar um exemplo pratico que uso em minhas palestras, podemos citar as propagandas de perfume na TV e em revistas. Pare para pensar que você compra o perfume (entenda-se cheiro, aroma). Você precisa do seu olfato para isso. Você compra um conceito que alguém criou e não o cheiro efetivamente. A partir do momento que você entende este conceito, o mundo do still e dos editoriais nunca mais será o mesmo na sua vida!

6. O que você acha mais importante em quem está começando na fotografia: um bom equipamento ou criatividade?
Equipamento é muito importante mas eu vou te dizer que fiz fotos muito bacanas com uma cybershot meia boca. Falando profissionalmente, para trabalhar opte sempre pelas reflex Canon ou Nikon. Eu só uso Canon. Porém o importante é desenvolver o olhar. E as pessoas se perdem neste ponto achando que fotografar "com arte" é fazer foto de florzinha e de mendigo dormindo na rua (em preto e branco por favor, que é para dar mais dramaticidade a cena ¬¬)
7. Como aconteceu a ação que você realizou recentemente com as blogueiras aqui de Ribeirão? Como foi fazer fotos delas?
Olha, isso foi um episódio muito feliz da minha vida. Primeiramente pelo retorno comercial que foi muito compensador. Mas eu vou te dizer que acima de tudo pelos amigos e amigas que eu acabei ganhando! Acabamos viajando juntos, passeando e enfim, agora fazem parte da minha vida! Gente que abraçou a idéia e vestiu a camisa FABIOLA MEDEIROS mais por afeição que por qualquer outra coisa!

8. Por que você escolheu as blogueiras?
Inicialmente porque a maioria delas circulava e atingia meu público com seus blogs. Cada uma no seu estilo!

Andresssa Andrade: de todas a mais espontânea e menos comprometida com nada, sabe? Ela vai lá, escreve, dá seu recado e não está nem aí. O blog é dela, não é pra agradar ninguém! Adoro isso nela! Ela é muito autêntica. Os textos dela encantam e empolgam. Tanto que ela agora é a nova parceira do RibeirãoShopping. Eu brinco com ela que foi por causa das fotos (risos) 

Amanda Parisi: usa uma linguagem fashion descolada (sem a afetação do tipo "eu sei os termos técnicos") e atinge um público jovem e que consome produtos de primeira linha. Sem falar que é linda, parece uma fadinha rsrsr: 

Maurícia Crisostomo: ela põe a mão na massa e sai em busca de novidades e boas aquisições para sua loja. Então ela vive o dia-a-dia do comércio de moda. Dá boas dicas sobre o que comprar e onde. Diferente da galera do Ctrl C + Ctrl V de matérias da internet para seus blogs (inconformada de saber que tem gente que segue esse tipo de coisa affff) 

Bê Arruda: moderna e versátil como meu público e antenada na área publicitária. Isso sem falar que é um exemplo de esportista, né? A gente fica assim meio que querendo ser como a eheheheh bonita, descolada, inteligente, esportista. Acho que meu público tem esta imagem de mulher como ideal.

Cris Paulino: Ela no fundo no fundo se parece um pouco comigo. Ela vive um dual de agressividade e delicadeza na mesma pessoa. Antagônica. Ao mesmo tempo que é toda delicada, fala baixinho, cheia de humildade e detona nos textos que escreve tanto pro blog quanto no Twitter. Ela dá o recado! Fala de temas polêmicos e de amenidades com a mesma astúcia. A gente se sente impelidoa a ler o que ela escreve porque sabe que vai ter uma mensagem ali. Em termos de redação ela é a top das tops. Não há espaço para futilidade nos seus textos!
Livia Komar: a jornalista. Compromisso com a verdade. A narrativa é o foco. Tudo para ela vira matéria rsrsrs! O fio de cabelo que caiu na comida vira uma pauta extensa e ela escreve de uma maneira que diverte e informa! Adoro! 

E as mais recentes: Cris Menegussi e Carol Viana, que agitam o mundo do make up. As duas têm sido grande parceiras maquiando e acompanhando as sessões fotográficas no estúdio. Excelente trabalho hein!?!?

7 comentários:

  1. Nossa! Obrigada pelas belas palavras. Mas só posso agradecer por conhecer a Fabíola, uma pessoa muito especial.

    Mesmo não estando tão próxima (como eu gostaria, confesso), é uma amizade e parceria que só acrescenta.

    Única, vibrante, cheia de energia, ama o que faz e dona de um sorriso contagiante, precisa mais? Sim! Muita saúde e muito folêgo para novas conquistas.

    Bjs Fabi! E meninas, parabéns pelo blog. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. uauu!! Que show, foi muito bacana conhecer um pouco mais minha nova parceira e amiga!
    Grande Beijo
    http://crismenegussi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que Delicia éssa parceria Fabiola Medeiros....ela é demais...super profissional e adora o que faz!!
    Adorei ler sobre mim mesma, rsrs
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  4. Fabs...vc arrasa.... toda entrevista eu já leio sabendo que vai ter risada.

    Parabéns a todas as meninas pelos blogs... Faltou citar a parte literária e artística do Vem Comigo...kkkkkk

    Mas figurar como equipe me deixou lá nas nuvens... Beijos a todas e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, parabéns pela entrevista. Muito show.
    Obrigada Fabiola pela lembrança!! Sabe que vc fez uma observação sobre o meu texto q nem eu mesma sabia. É bom ter opinião de pessoas de fora, ainda mais vc, Fabiola, uma pessoa que admiro muito. Me identifico muito contigo. Só queria mesmo ter um pouco mais da sua garra e coragem!! Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Passando para agradecer as meninas do blog MARIA GUAPA (Francine e Flávia), obrigada mesmo pela oportunidade de ME EXPRESSAR eheheheh

    E em especial AS BLOGUEIRAS MAIS QUERIDAS E BADALADAS DE RIBEIRÃO PRETO, sem elas... sei lá hein?!?!?!? Eu era só uma fotógrafa solitária :D

    ResponderExcluir

Comente! Queremos saber a sua opinião!