sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como evitar as alergias


Quem tem pele sensível sabe como é: não dá pra usar qualquer tipo de brinco, anel, ou pulseira. A alergia a metais faz com que a pele se irrite fácil quando colocada em contato com os acessórios (que não vivemos sem), provocando coceiras, vermelhidão e até inflamação.

A chamada dermatite de contato (conhecida também pelos simpátiicos nomes de eczema de contato ou dermatite alérgica) atrapalha a vida de muita gente e pode ser desencadeada por uma série de materiais: produtos alcalinos, sabonetes, produtos químicos, perfumes, metais, entre outros.

No caso de brincos e outros acessórios, a alergia acontece pela intolerância do organismo aà substâncias liberadas por metais menos nobres, como o níquel, muito utilizado para dar liga em acessórios de baixa qualidade.

A diferença entre semi-jóia e bijuteria - Para evitar trazer este tipo de problema às clientes, algumas marcas bacanas (como a María Guapa =)) trabalham com uma porcentagem maior de ouro e prata nas peças banhadas. E exatamente por isso elas são caracterizadas como semi-jóias e não como bijuterias, já que ao invés de usarmos de 2 a 3mg de ouro ou prata (medida usada em bijus) são utilizados de 10 a 17mg. E nenhuma das nossas peças contém níquel, o que as torna anti-alérgicas.

Por isso é importante conhecer o tipo a procedência e a qualidade na hora de comprar um acessório. Muitas vezes o barato acaba saindo caro mesmo! 
Para quem não é alérgico (ou ainda não teve nenhuma experiência com esse tipo de problema) nós também recomendamos o banho anti-alérgico nas peças. O banho não altera as características físicas da peça e nem sua qualidade, que acaba ficando superior. 

E para ficar longe de vez das alergias, é só evitar coisas simples como:
- Usar os acessórios quando for à academia ou praticar outros exercícios físicos. 
- Dormir ou tomar banho com as peças.
- Comprar peças sem procedência ou qualidade duvidosa

Dica infalível para conservar suas jóias e semi-jóias: você deve armazená-las em local fechado, com separação entre as peças e com um giz branco dentro da caixinha para tirar a umidade e prolongar a durabilidade.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o assunto, deixe um comentário ou entre em contato também pelo nosso twitter @mariaguapajoias

5 comentários:

  1. Essa do giz eu não sabia! sempre tenho alergia mas acho que é por causa das bijuterias mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Olá Leticia!!!O giz é para aumentar a durabilidade da peca e nao para a alergia.Faca isso e tera por mais tempo as pecas em bom estado!Compre qualidade e nao sofra com alergia!Podemos fazer isso por voce! =D
    Um abraco

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Estou amando as novidades, dicas, estórias!!! Muito show.

    ResponderExcluir
  4. estou com dedos.orelhas e pulsos feridos por causa de alergia..mas o problema que eu nao consigo parar de usar,sao os brincos que eu mais gosto,os aneis e os relogios... :(

    ResponderExcluir

Comente! Queremos saber a sua opinião!