O texto de hoje é dedicado a quem tem interesse em se tornar um representante de vendas da María Guapa, mas claro que vale também para vendedores de outros segmentos.
Há quem duvide, mas atualmente é MUITO DIFÍCIL encontrar pessoas que tenham características favoráveis à atuação na área de vendas, isso porque a maioria ainda acredita que empurrar o produto goela abaixo do cliente ainda é seu trabalho. É muito mais que isso. Aliás, não é nada disso.
Afinal, o que querem os clientes?
Nós, por exemplo, trabalhamos com jóias e produtos femininos. Imagine se o cliente se depara com um vendedor que mal conhece sobre as peças, os metais utilizados, as possíveis combinações, com uma apresentação pessoal ruim, entre tantas outras coisas? Quando uma pessoa deseja comprar um produto (seja uma jóia, uma roupa, um acessório, etc) ela quer muito mais que isso. Ela quer saber o quão vantajoso vai ser ter este produto em casa, o quão mais bonita ela pode ficar. Isso é valor agregado.
Os revendedores então têm de estar preparados para explicar detalhadamente sobre o que a pessoa leva ao comprar um produto. No caso de um brinco, por exemplo, a cliente está levando a finalização de um look para uma festa super esperada, uma peça que vai valorizar o seu rosto, que vai atrair olhares, que vai fazê-la se sentir linda. E mais, será uma peça que proporcionará isso à cliente por muito e muito tempo se houver a preocupação com a qualidade, como nós temos.
Para capricharmos ainda mais no post de hoje, entrevistamos o coach Marcelo Jabur, que falou um pouco mais sobre o que é preciso para se tornar um bom profissional de vendas em pleno século XXI. Confira algumas dicas preciosas:
Quem sofre com a timidez pode se arriscar a trabalhar com vendas?
É natural que as pessoas tenham suas dificuldades particulares. Mas isso não significa total falta de aptidão para assumir algumas funções no mercado de trabalho.
O que vc aconselha para quem tem vontade de ser vendedor/revendedor mas se considera tímido?
Existem vários cursos que exercitam a comunicação interpessoal no sentido de dar às pessoas novas ferramentas para lidar com clientes e colegas de trabalho. É perfeitamente possível que uma pessoa tímida, que tenha identificação com o atendimento ao cliente, seja uma profissional de vendas de sucesso.
Quais são as competências que mais devem ser trabalhadas em um profissional de vendas?
É importante que exista no profissional de vendas uma grande preocupação em atender as necessidades e expectativas dos clientes. Alguns profissionais atendem seus clientes pensando em suas necessidades (as contas p/ pagar, a remuneração no final do mês e etc.). Para esse indivíduo ter sucesso em vendas, deve acreditar que vende um bom produto e procurar sempre observar de que maneira ele “ajuda” as pessoas com aquele produto. Os clientes captam essa abordagem de forma muito positiva e isso trás a confiança e os resultados surpreendentes.
Existe diferença entre o conceito de vendas atual e o de 20 anos atrás? Por exemplo, ainda o cliente está sempre certo? Ainda vale tudo pra empurrar o produto ao cliente?
O que ocorre agora é que os clientes tem um nível de informação muito maior. Eles são muito mais críticos. Quando se dirigem à loja eles já conheceram outras tantas possibilidades. Portanto, uma abordagem no sentido de empurrar o produto no cliente, além de ineficiente, também não é inteligente.
Trabalhar com jóias, por exemplo, exige um cuidado especial ou uma afinidade pré-existente?
Todos os segmentos tem suas particularidades. Mas as pessoas que se identificam com esse setor devem se preparar do ponto de vista técnico e comportamental para atender às características desses clientes. O mais importante é que exista o respeito às singularidades desse setor. Dessa forma o profissional vai se preparar adequadamente e desenvolver sua melhor prestação de serviços.
* Marcelo Jabur é palestrante, professor e coach executivo. Atua com treinamentos corporativos há 14 anos e foi muito gentil dando esta entrevista ao blog da María Guapa! Conheça mais sobre ele aqui.
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