segunda-feira, 4 de abril de 2011

Páscoa e jóias: a história dos Ovos de Fabergè

Para quem é apaixonado por jóias, como nós da María Guapa somos, a história que vamos contar a seguir pode ser muito interessante.

Quem imagina que os ovos de Páscoa sempre foram feitos exclusivamente de chocolate, vai se surpreender ao se deparar com essas obras-primas de

Nascido na Rússia em meio às turbulências czaristas, o joalheiro Peter Carl Fabergè é considerado um dos mais influentes joalheiros de que se tem notícias, sendo pesquisado e estudado por designers e mestres joalheiros do mundo inteiro até hoje.

Fabergé é celebrado porque criou e desenvolveu 57 ovos incrustados de pedras preciosas e gemas raras no fim do século XIX, sendo que a sua produção precisou ser interrompida durante a Revolução Rus

Os Ovos Imperiais (ou Ovos de Fabergè), no entanto, conquistaram as realezas tanto da Rússia quanto da Europa e até Ásia. E você deve se perguntar: mas por que uma jóia em forma de ovo??? Oras, imaginativo e audacioso que era, Fabergè quis sair do comum e criar jóias que fugissem dos tradicionais colares e pulseiras, desenvolvendo uma nova manifestação artística. Os ovos, eram cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas. Eram encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Hoje em dia eles são itens disputadíssimos entre colecionadores e uma referência na arte da joalheiria.


Se você não ganhou um dos 57 ovos de Fabergè, dê uma olhada no escândalo que eram essas peças:


Ovo da Coroação: O esmalte translúcido amarelo lembra o manto dourado usado pela Imperatriz em sua coroação. Cada seção do ovo contém em seus cruzamentos uma águia imperial de ouro com esmalte preto e diamante rosa.




Ovo Lírios do Vale: Esmaltado em ouro translúcido rosa sobre campo de ornamentos cazados. As quatro pernas são de cabriolé em ouro verde com diamantes rosa cobrindo as nervuras das folhas. Os retratos são do Czar Nicolau II e suas filhas.

2 comentários:

  1. - Oi Flor, adorei seu blog, encontrei por acaso pq por coiecidencia eu estou preparando um post de ovos de pascoa tbm hehe, ai encontrei vc !!! adorei e estou seguindo ja !!!

    Visita o meu tbm, se gostar me segue ta !!!
    Bjokas *-*
    'Celle'

    http://totalmentedemaisonline.blogspot.com/

    @BlogdaCelle

    ResponderExcluir
  2. Oi Celle! Obrigada pela sua visita!!!
    Já estamos te seguindo também!

    grande beijo.

    Equipe María Guapa

    ResponderExcluir

Comente! Queremos saber a sua opinião!